Boletim da Fiocruz indica estabilidade em relação às Síndromes Respiratórias Agudas Graves


Divulgado nesta quinta-feira (17), novo Boletim da Fiocruz indica estabilidade em relação às Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG). Sobre a variante EG.5 do Sars-CoV-2 (vírus da Covid-19), segundo dados da Rede Genômica Fiocruz, ainda não houve detecção de casos no Brasil. O boletim InfoGripe destaca a manutenção de queda ou estabilização de casos positivos para a doença.

“Os dados de internação por Covid-19 desta última atualização do Infogripe mostram que não há sinal de retomada, até o momento, em nenhum estado”, explica o coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes.

Há queda nas ocorrências de influenza A e de vírus sincicial respiratório na maioria dos estados. Porém, o boletim alerta para o rinovírus entre crianças. “Constatamos um aumento no número de casos semanais e internações nas faixas etárias de 2 a 4 anos e 5 a 14 anos nos estados do Espírito Santo, Bahia, Paraná e de São Paulo, além de Natal (RN). Os dados laboratoriais sugerem, até o momento, que o crescimento neste grupo esteja associado ao rinovírus, e não à Covid ou à influenza”, observa Gomes.

Nas quatro últimas semanas epidemiológicas, a prevalência entre os casos como resultado positivo para vírus respiratórios foi de: influenza A (5%); influenza B (2,5%); vírus sincicial respiratório (25,2%); e Sars-CoV-2/Covid-19 (22,3%).

________________
Fonte: Fiocruz

Postar um comentário

0 Comentários