A nova pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto CTAS e divulgada nesta segunda-feira (22) aponta a consolidação da liderança do governador Fábio Mitidieri na corrida pelo Governo de Sergipe. O levantamento também evidencia o crescimento do gestor estadual na preferência do eleitorado sergipano. A pesquisa foi realizada entre os dias 16 e 20 de junho, ouvindo 1.224 eleitores em 50 municípios do estado. O estudo está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número SE-00601/2026.
De acordo com os dados, Fábio Mitidieri (PSD) lidera todos os cenários analisados. Na simulação de votos válidos, o governador aparece com 54,7% das intenções de voto, abrindo uma vantagem de 19,2 pontos percentuais sobre o segundo colocado, Valmir de Francisquinho (Republicanos), que registra 35,5%. Na sequência aparecem Ricardo Marques (PL), com 8,2%, e Emanoel Cacho (PSDB), com 1,6%. Pelo cenário apresentado, se a eleição fosse realizada hoje, Fábio Mitidieri seria reeleito ainda no primeiro turno.
No cenário estimulado, quando os nomes dos pré-candidatos são apresentados aos entrevistados, Fábio alcança 41,2% das intenções de voto. Valmir de Francisquinho aparece em segundo lugar, com 26,7%, seguido por Ricardo Marques, com 6,2%, e Emanoel Cacho, com 1,2%.
O levantamento também avaliou os índices de rejeição dos pré-candidatos ao Governo de Sergipe. Nesse quesito, Valmir de Francisquinho lidera a rejeição, sendo citado por 19,3% dos entrevistados.
Outro dado destacado pela pesquisa é o avanço de Fábio Mitidieri em comparação aos levantamentos anteriores. Pesquisa divulgada recentemente pelo Instituto ECM Sergipe apontava uma diferença de 10 pontos percentuais entre Fábio e Valmir no cenário estimulado. Agora, a vantagem do governador chega a 14,5 pontos percentuais, indicando crescimento de sua posição junto ao eleitorado.
A pesquisa do Instituto CTAS possui nível de confiança de 95% e margem de erro de 2,8 pontos percentuais para mais ou para menos.
______________
Por Redação
0 Comentários
Olá! Deixe sua mensagem!