Parcela do Mão Amiga para trabalhadores do corte da cana será antecipada


No próximo dia 23 de junho, os trabalhadores do corte da cana inscritos no Programa Mão Amiga já poderão sacar a primeira parcela do benefício, com uma novidade: o valor total, ao final das quatro parcelas, passa a ser de R$ 1 mil, após reajuste promovido pelo Governo de Sergipe. O governador Belivaldo Chagas sancionou, no último dia 09 de junho, a Lei nº. 9.041, fazendo essa alteração no Programa, que somando as vertentes da cana e da laranja, atende anualmente até 10 mil trabalhadores rurais.

O programa estadual de transferência de renda é executado pelo Governo de Sergipe desde 2009, para mitigar os efeitos do desemprego sazonal que atinge diretamente os trabalhadores rurais, durante o período da entressafra dos cultivos da cana e da laranja. Em 2021 ele foi ampliado, passando a atender também pequenos criadores de gado leiteiro do Alto Sertão, no período de estiagem.

De acordo com o governador, a nova Lei veio para atualizar o valor pago pelo programa, equiparando o benefício das vertentes da cana e da laranja ao valor pago pelo Pró-Sertão Bacia Leiteira. “A gente sabe que o custo de vida subiu para todo mundo, e conhecemos de perto a realidade dessas famílias, sabendo o quanto esse benefício é importante naquele período em que as coisas ficam mais difíceis, seja pela falta do trabalho ou das chuvas. Então é justo que todos recebam o mesmo valor”, afirmou Belivaldo.

A secretária de Estado da Inclusão e Assistência Social, Lucivanda Nunes, destaca que a Seias e o Banese vêm trabalhando para já fazer valer o reajuste na edição do Mão Amiga Cana que está em curso, e que o benefício será pago mais cedo, este mês. “Estamos iniciando agora em junho os pagamentos dos trabalhadores do corte da cana cadastrados no programa, e a primeira parcela do benefício, que é dividido em quatro meses, já será creditada nas contas dos beneficiários no novo valor. Além disso, pensando nos festejos juninos, anteciparemos o pagamento, que já no próximo dia 23 de junho, estará disponível para saque, nas agências e pontos Banese”, revelou Lucivanda.

Para tanto, entre os dias 20 e 23 de junho, a Seias e o Banese farão a abertura de contas e a entrega de cartões e senhas aos trabalhadores rurais inscritos pela primeira vez no programa, nos municípios de Japoatã, Maruim, Capela, Japaratuba, Laranjeiras, Areia Branca, Rosário do Catete e Siriri. Nos demais municípios atendidos pelo Mão Amiga Cana, os novos beneficiários deverão procurar a agência do Banese da sua localidade, no mesmo período. Ao todo, 3.075 trabalhadores do corte da cana serão beneficiados nesta edição.

Fonte: ASN

Postar um comentário

0 Comentários