Rogério Carvalho lidera rejeição na disputa pelo cargo de governador


A pesquisa de opinião pública, que foi divulgada pelo Instituto Paraná Pesquisas nesta quinta-feira (17), revelou alguns cenários na disputa pelos cargos de governador do Estado e de senador da República. A pesquisa foi contratada pelo Partido Liberal (PL).


Rejeição

Quando o eleitor foi questionado em quem não votaria de jeito nenhum para governador do Estado de Sergipe, o nome do senador da República, Rogério Carvalho (PT), aparece em primeiro lugar com 45,1% na pesquisa estimulada. O senador Alessandro Vieira (PSDB) aparece em segundo com 36,9%. Fábio Mitidieri (PSD) aparece na terceira colocação com 34,8%. Dos quatro nomes colocados, Valmir de Francisquinho aparece com 29,6%.


Governador

Na pesquisa estimulada, quando o entrevistado foi perguntado "Se as eleições para Governador do Estado de Sergipe fossem hoje e os candidatos agora fossem esses, em quem o(a) Sr(a) votaria?", o ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, aparece em primeiro lugar 22,9% das intenções. O deputado federal Fábio Mitidieri aparece em segundo lugar com 15,6%. O senador Rogério Carvalho ocupa a terceira colocação com 14,3%. O senador Alessandro Vieira ocupa a quarta colocação com 12,7%. 26,6% dos entrevistados disseram que não votam em nenhum dos nomes apresentados, ou votam branco ou nulo. 7,9% das pessoas entrevistadas não sabem ou não responderam. 

Metodologia

O universo desta pesquisa abrange os eleitores do Estado de Sergipe. Para a realização desta pesquisa foi utilizada uma amostra de 1.540 eleitores, sendo esta estratificada segundo gênero, faixa etária, grau de escolaridade e renda domiciliar mensal. O trabalho de levantamento de dados foi feito através de entrevistas pessoais, face a face, com eleitores com 16 anos ou mais em 35 municípios entre os dias 11 a 16 de março de 2022, sendo auditadas simultaneamente à sua realização, 20,0% das entrevistas.

Tal amostra representativa do Estado de Sergipe atinge um nível de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2,5% para os resultados gerais. Para a seleção da amostra utilizou-se o método de amostragem estratificada proporcional. Conforme o mapeamento do Estado em 3 mesorregiões homogêneas segundo o IBGE, considerou-se esta divisão geográfica como primeira estratificação. Dentro de cada mesorregião, agruparam-se os municípios em grupos homogêneos, procedendo-se à estratificação proporcional final da amostra. A Paraná Pesquisas encontra-se registrada no Conselho Regional de Estatística da 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª e 7ª Região sob o nº 3122/22. 

Confira a pesquisa completa com outros cenários para governador e os números das pesquisas para o senado. 

Por Redação

Postar um comentário

0 Comentários