Em Rosário do Catete, conferencistas debatem sobre inclusão, equidade e qualidade na Educação


Com o tema “Inclusão, equidade e qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira”, aconteceu na manhã desta sexta-feira (3), no Pré-Escolar Amélia Correia de Resende, a III Conferência Municipal de Educação de Rosário do Catete. A etapa municipal, preparatória para a IV Conferência Nacional de Educação, foi coordenada pelo Fórum Municipal de Educação (FME) em parceria com a Prefeitura de Rosário do Catete, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e o Conselho Municipal de Educação de Rosário do Catete (COMUERC).

Com o objetivo de avaliar, debater e propor diretrizes para o Plano Nacional de Educação (PNE 2024-2034), a terceira edição da Conferência concedeu espaço aos representantes da sociedade civil organizada, que discutiram as propostas em três eixos temáticos: O PNE 2024-2034: avaliação das diretrizes e metas; Uma escola para o futuro: tecnologia e conectividade à serviço da Educação; e Criação do SNE: avaliação da legislação inerente e do modelo em construção.

Conforme o artigo terceiro do regimento interno, a III Conferência Municipal de Educação constitui-se em uma instância máxima de deliberação, com participação do conjunto da sociedade para avaliar, formular e propor diretrizes para o aprimoramento da política pública de educação, no sentido de consolidar e ampliar os serviços de atendimento aos direitos educacionais de sua clientela.

A professora Doutora Josefa Eliana Souza, do Departamento de Educação da Universidade Federal de Sergipe, palestrou sobre o tema: Inclusão, equidade e qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira".

O secretário municipal de Educação, Elton Lima, destacou a importância da conferência para o desenvolvimento da educação. "Este espaço é importante para discutirmos políticas públicas, que devem ser implementadas no desenvolvimento da educação em Rosário do Catete", afirmou.

Dois delegados titulares e dois delegados suplentes foram eleitos para representar o município de Rosário do Catete na Conferência Intermunicipal da Educação, que será realizada nos dias 6 e 7 de dezembro, em Nossa Senhora das Dores.

Além do secretário Elton Lima, o presidente do Conselho Municipal de Educação de Rosário do Catete, Juarez Ferreira; a diretora do Centro de Educação Profissional Gov. Marcelo Déda, Geruza Magali; o coordenador do Fundo Municipal de Educação, Cleberton Almeida; o vereador Ellyson Santana e o secretário municipal da Juventude e do Esporte, Neto Leão, e o secretário municipal de Governo, Antônio Monteiro, prestigiaram a III Conferência Municipal de Educação. Representantes das escolas municipais, do movimento sindical e de outras associações voltadas para a educação, também participaram do evento.

No local, foram respeitados os protocolos sanitários para evitarmos a disseminação do novo coronavírus (Covid-19).


Por Keizer Santos
Prefeitura de Rosário do Catete





Postar um comentário

0 Comentários