Rosário do Catete intensifica ações da campanha Outubro Rosa


Na quarta-feira (27), o ginásio de esportes do Sesi de Rosário do Catete ficou rosa, literalmente, em alusão à campanha preventiva ‘Outubro Rosa’ contra o câncer de mama. A ação foi promovida pela Prefeitura de Rosário do Catete, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. Para impedir aglomeração e respeitar os decretos governamentais com intuito de evitar a proliferação do novo coronavírus (Covid-19), o evento reuniu um número limitado de pessoas.

Aferição de pressão arterial, atualização do cartão de vacinação, orientações sobre saúde bucal, testes rápidos (HIV, sífilis e DST), prevenção ao câncer, controle do tabagismo, informações sobre a vigilância epidemiológica, orientações nutricionais, atividade de práticas corporais, palestra e dança foram algumas das ações realizadas no evento que contou ainda com a participação da vereadora de Aracaju e militante na Associação Mulheres de Peito, Sheyla Galba, do grupo Perfect Dance e da apresentação do artista Victor Santana, voz e violão. Sheyla Galba parabenizou o município pela iniciativa. "Quero destacar esta ação importantíssima da Prefeitura de Rosário do Catete em levar informações de conscientização para a população. Estão de parabéns!”, destacou a vereadora de Aracaju e militante no combate ao câncer de mama por meio da Associação Mulheres de Peito.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, que resulta na formação de um tumor com capacidade de atingir outros órgãos. Existem vários tipos de câncer de mama, uns possuem desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem lentamente. Mas, quando tratados adequadamente e em tempo hábil, apresentam bom prognóstico. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.

A secretária municipal de Saúde, Glícia Fontes, também destacou a importância do evento alusivo ao Outubro Rosa. “Este esforço da gestão demonstra nossa intenção em oferecer mais saúde e mais qualidade de vida para a população rosarense. Em menos de três meses já realizamos mais de 300 exames de mamografia, zerando a demanda do Sistema Único de Saúde referente ao Município. Também zeramos a demanda de ultrassonografias. A Saúde de Rosário do Catete foi destaque entre os 75 municípios sergipanos, passamos a ocupar a sétima posição referente aos indicadores do Programa Previne Brasil, segundo o eSUS. Nosso cuidado é diário”, completou.

O prefeito de Rosário do Catete, César Resende, prestigiou o evento e esteve acompanhado dos vereadores Willamis Cruz (Mi cabeleireiro), Genilson José (Tchi da banda), Rafael Dantas e Ellyson Santana; dos secretários municipais, diretores, coordenadores e assessores.

Por Keizer Santos
Prefeitura de Rosário do Catete







Postar um comentário

0 Comentários