Deso segue diretrizes do Ministério da Saúde para assegurar água apropriada ao consumo humano


Com o objetivo de garantir água em condições adequadas para a população sergipana, a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) obedece às determinações dispostas na Portaria 888/2021, do Ministério da Saúde. O ato normativo, que estabelece os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade do recurso hídrico para consumo humano e seu padrão de potabilidade, é seguido de forma rigorosa pela empresa.

De acordo com a Gerência de Controle e Vigilância da Qualidade (GCVQ) da Deso, os laboratórios da Deso realizam cerca de 3 mil análises de amostras de água por mês. São 92 parâmetros físicos, químicos e biológicos fixados pela Portaria 888/2021. É feito o controle da água bruta, tratada e distribuída. Os resultados são enviados para todos os setores da Deso que operam os sistemas de abastecimento no estado.

Tudo isso é crucial para garantir o bem-estar, qualidade de vida e saúde dos clientes da Deso, quanto à água fornecida pela companhia. Esse trabalho tem o intuito de que o recurso hídrico não chegue em condições impróprias nas torneiras, com odor e sabor desagradáveis.



Controle


Além de realizar comunicação interna dos dados das testagens realizadas em seus laboratórios, a Deso envia relatórios contendo o resultado dos exames aos órgãos de vigilância sanitária estadual e municipal, que fiscalizam a qualidade da água ofertada. A água de todos os municípios sergipanos atendidos pela empresa são testadas e eles recebem as informações das análises em detalhes.


Para a feirante e dona de casa Maria do Carmo da Silva, é importante manter esse controle de qualidade. "A água é essencial na vida de todos, por isso, o trabalho que a Deso realiza deve ser cuidadoso e fornecer uma água bem tratada. Trabalho com frutas e verduras e sei como é essencial cuidarmos de tudo que ingerimos", ressaltou.

Caso note alguma possível anormalidade na água recebida em casa, a população pode acionar a Deso através dos canais de atendimento e relatar o ocorrido, para que a empresa adote os procedimentos necessários. Estão disponíveis ao público os seguintes contatos telefônicos: 4020-0195 ou 0800 079 019. Também é possível entrar em contato com a empresa por meio da Agência Virtual e do WhatsApp (79 3142-3000).

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