O senador eleito Laércio Oliveira esteve junto com o governado eleito Fábio Mitidieri na Embaixada da Rússia para discutir parcerias de Sergipe com o país. Eles trataram de diversos temas como o fato de Sergipe se transformar em um hub de fertilizantes, além de debaterem ainda o agro e o turismo de Sergipe.
Fábio Mitidieri disse que o fertilizante é uma necessidade do agro. “O Brasil é o maior importador de Fertilizantes do mundo e por isso temos uma grande oportunidade de ampliar a produção Sergipana, transformando o nosso estado em um Polo de Fertilizantes. Hoje temos a Unigel, antiga Fafen, que foi reaberta, mas vamos trabalhar para Sergipe ampliar a sua produção”, disse.
O superintendente executivo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Marcelo Menezes, lembrou que a luta agora é para implantação de uma nova planta de fertilizantes nitrogenados. “Temos a única planta de produção de potássio do Brasil e também uma a reserva silvanita e carnalita, que são insumos importantes para a produção de fertilizantes”, disse.
O senador eleito Laércio Oliveira destacou o seu empenho em promover a competitividade da produção nacional de fertilizantes, tendo apresentado o Projeto de Lei 3507/21 que institui o Programa de Desenvolvimento da Indústria de Fertilizantes (Profert). O PL institui um programa baseado para estimular a produção nacional de fertilizantes para que seja reduzida a grande dependência de fertilizantes importados que traz uma vulnerabilidade para o agro.
O chefe da representação comercial da Rússia no Brasil, Viktor Sheremetker destacou que além da relação com a produção dos fertilizantes, o país tem interesse no agro de Sergipe, especialmente na compra de frutas. E também existe um interesse grande no intercâmbio no turismo. “O turismo será tratado como prioridade no meu governo. Sergipe é um estado lindo e está preparado para receber os russos”, afirmou o governador eleito.
____________________
Por Carla Passos
Foto: Assessoria
0 Comentários
Olá! Deixe sua mensagem!