IFS oferta mais de 280 vagas remanescentes em cursos técnicos e de graduação

O Departamento de Gestão de Ingresso (DGI), do Instituto Federal de Sergipe (IFS), publicou na tarde desta segunda, 14, quatro editais voltados ao preenchimento de vagas remanescentes em cursos técnicos integrados, concomitantes, subsequentes e de nível superior. No total, estão sendo ofertadas 287 vagas para diferentes campi da instituição.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no período de 15/02 a 07/03 de forma online, através do preenchimento eletrônico do formulário de inscrição. No caso dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, há ainda a opção de inscrição presencial no campus para o qual o candidato deseja concorrer a uma das vagas, no horário de 8h as 12h, de segunda a sexta-feira.

O IFS disponibilizará 50% das vagas nos cursos técnicos integrados, subsequentes e de graduação para ampla concorrência, das quais 5% para pessoas com deficiência (PcD); 25% para estudantes negros (as) (pretos/pardos) e indígenas provenientes de escola pública, com vagas específicas para rendas maiores ou menores que 1,5 salário-mínimo e para pessoa com deficiência); e 25% para estudantes provenientes de escolas públicas (independentemente da etnia), com vagas específicas para rendas maiores ou menores que 1,5 salário-mínimo e para pessoa com deficiência.


Cursos subsequentes


Para concorrer a uma das vagas disponíveis nos cursos subsequentes (destinado a quem já concluiu o ensino médio e quer fazer um técnico), o candidato deve utilizar o histórico escolar de conclusão do Ensino médio ou equivalente, contendo as notas dos 1º e 2º anos das disciplinas de Português e Matemática. Além disso, deverá anexar no sistema em arquivo único em formato PDF, a frente e o verso do histórico escolar do ensino médio ou equivalente, ou declaração emitida pela instituição de ensino com as médias de Português e Matemática ou ainda o boletim dos 1º e 2º anos.

As oportunidades de cursos são para os campi: São Cristóvão (Agropecuária, Agroindústria, Agrimensura e Manutenção e Suporte em Informática); Estância (Edificações); Propriá (Manutenção e Suporte em Informática); Socorro (Manutenção e Suporte em Informática); Tobias Barreto (Comércio) e Itabaiana (Agronegócio).

Acesse o edital nº 11/2022/DGI/Proen clicando aqui!


Cursos superiores


Para quem deseja obter uma graduação junto ao IFS, os campi Lagarto, São Cristóvão e Glória ofertam 48 vagas nos cursos superiores de: Licenciatura em Física (Lagarto); Agroecologia e Alimentos (São Cristóvão) e Tecnologia em Laticínios (Glória). Para esta seleção serão utilizadas as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de uma das edições que contemplem os anos de 2011 a 2021.

Após preencher o formulário eletrônico e selecionar o campus, curso e reserva de vaga, o interessado, via sistema, deverá inserir as notas de Português (Linguagens, Códigos e suas Tecnologias) e de Matemática (Matemática e suas Tecnologias), além de anexar o boletim do Enem gerado diretamente do site Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Acesse o edital nº 12/2022/DGI/Proen clicando aqui!


Cursos técnicos integrados


Se você terminou o ensino fundamental, esta é a sua chance de fazer o ensino médio aliado a um curso técnico. Afinal, são 50 vagas para os chamados cursos técnicos integrados, disponíveis nos campi: Glória (Agropecuária); São Cristóvão (Aquicultura – em regime de residência e semirresidência) e Lagarto (Automação Industrial).

Para participar, o candidato deverá inserir as notas dos 6º, 7º e 8º anos do ensino fundamental (ou antigas 5ª, 6ª e 7ª séries) das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Além disso, é necessário anexar, em arquivo único no formato de PDF, a frente e o verso do Histórico Escolar de Conclusão do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) ou equivalentes, ou ainda declaração emitida pela Instituição de Ensino contendo as médias dos 6º, 7º e 8º anos ou antigas 5ª, 6ª e 7ª séries do ensino fundamental.

Acesse o edital nº 13/2022/DGI/Proen clicando aqui!

Cursos concomitantes

Nesta forma de ingresso, o candidato cursa as disciplinas de formação técnica no IFS, enquanto faz o ensino médio em outra instituição. As oportunidades são para os cursos técnicos concomitantes de Comércio e Desenvolvimento de Sistemas, ambos ofertados pelo Campus Tobias Barreto, num total de 40 vagas.

As inscrições são on-line com o preenchimento do formulário de inscrição e também a partir da inserção no sistema das notas de Português e Matemática dos 7º e 8º anos do ensino fundamental. O candidato deverá anexar ainda o histórico escolar de conclusão do Fundamental (1º ao 9º ano), frente e verso, em formato PDF, em um único arquivo ou declaração emitida pela Instituição de Ensino, contendo as médias de Português e Matemática do 7º e 8º ano.

Para concorrer a uma das vagas do curso de Comércio, o candidato deve ter concluído o 9º ano do ensino fundamental ou o 1º ano do ensino médio e estar matriculado no 1º ou 2ºano do ensino médio. Já para o curso de Desenvolvimento de Sistemas, o interessado deve ter concluído o 9º ano do ensino fundamental e estar matriculado no 1º ano do ensino médio.

Acesse o edital nº 14/2022/DGI/Proen clicando aqui!


Principais datas


As inscrições para esses editais de vagas remanescentes (não preenchidas) deverão ser realizadas no período de 15/02 a 07/03. O resultado preliminar estará disponível em 16/03, com prazo para recursos entre os dias 16/03 e 17/03. Já o resultado final será publicado em 18/03. Entre os dias 21 a 25/03, os candidatos deverão realizar sua matrícula, de forma presencial, no campus para o qual se inscreveu. A previsão é que as aulas do semestre 2022.1 tenham início em março deste ano.


Por Monique de Sá/IFS

Postar um comentário

0 Comentários