Propriá à beira do caos administrativo

Localizado na Região do Baixo São Francisco, a 98 km de distância da capital sergipana, Aracaju, o município ribeirinho de Propriá tem uma população estimada em pouco mais de 29 mil pessoas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Propriá é um município que se destaca no turismo, criação de gado, produção de leite, pesca e também por possuir um comércio forte.


Prestes a completar dez meses da gestão do prefeito Valberto de Oliveira Lima, o médico Dr. Valberto (MDB), o Município tem enfrentado alguns problemas financeiros, o que vem chamando a atenção da imprensa. Na última quinta-feira (21), por exemplo, o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Propriá (Sindiserv), Jânio Melo de Aquino, concedeu entrevista aos radialistas J. Pereira e George Magalhães, da Rádio Sim FM, de Carmópolis, onde destacou o atraso no salário de algumas categorias de servidores. “Algumas categorias estão com os salários atrasados. Segundo a gestão esta problemática ocorreu por conta de dívidas deixadas pela gestão anterior. Servidor é o maior patrimônio. Estamos adotando as providências cabíveis. O secretário de governo Luan, filho do prefeito, disse que em novembro tudo deve voltar à normalidade. Se não, vamos acionar o Ministério Público, pois esta situação é insustentável. O salário do servidor é sagrado. Não vamos aceitar esta situação. Unidos encontraremos o melhor caminho”, concluiu o sindicalista.


Se não bastassem os atrasos da folha de pagamento de algumas categorias referente ao mês de setembro, os espaços públicos destinados ao lazer da comunidade propriaense, tiveram o fornecimento de energia elétrica interrompido por falta de pagamento à concessionária Energisa. Outra reclamação recebida na Redação, é que a Prefeitura de Propriá atrasou o pagamento da empresa que coleta o lixo no município, que além da suspensão do serviço pode resultar na demissão de funcionários da empresa terceirizada. Aliada à insegurança pública e a sujeira em espaços públicos, o município vive à beira de um caos administrativo.


Procurada para prestar esclarecimentos, a Prefeitura de Propriá respondeu por meio da coordenadora de Comunicação Jôsi Marques. “No tocante ao corte de energia, foi um equívoco da Energisa, pois a conta foi paga ontem à tarde e a empresa não fez a compensação a tempo e cortou a energia de apenas quatro praças, mas comprovamos o pagamento e minutos depois a energia foi restabelecida”, afirmou. Questionada sobre o ocorrido, a Energisa esclareceu em nota, que a Prefeitura de Propriá possuía um débito relacionado ao fornecimento de energia elétrica do município e, por esta razão, foi necessária a execução do corte. A empresa ainda ressalta que foram realizadas cobranças administrativas, mas sem sucesso. Após a regularização da dívida, a energia elétrica foi restabelecida.


Em relação aos salários, a coordenadora de Comunicação da Prefeitura de Propriá disse que os pagamentos de todos os efetivos foram quitados, além dos salários dos contratados da saúde e da educação e dos servidores comissionados da saúde. Os servidores contratados e comissionados das demais secretarias estão com o salário de setembro em atraso. Questionada sobre a previsão do pagamento, Jôsi Marques disse que a Secretaria de Finanças garantiu que a previsão é que o pagamento seja efetuado até a próxima semana.


“No que diz respeito a coleta de lixo, esse serviço foi terceirizado já há alguns meses e vem oferecendo um excelente serviço para a população. Com relação ao atraso no pagamento da empresa, sim, procede! Mas o secretário de finanças está tomando todas as medidas para a resolução de problemas”, afirmou a coordenadora Jôsi Marques.


Por Keizer Santos 

Foto 1: Reprodução/TV Sergipe 

Foto 2: Jadílson Simões 

Foto 3: Divulgação/Prefeitura de Propriá 

Postar um comentário

0 Comentários