Rosarenses participam da XI Conferência de Assistência Social


Representantes da sociedade civil e do governo participaram da XI Conferência Municipal de Assistência Social de Rosário do Catete, que aconteceu nesta quinta-feira (26), no Pré-Escolar Amélia Correia de Resende. A Conferência constitui-se em uma instância máxima, que tem a finalidade de avaliar a política de assistência social e deliberar diretrizes voltadas para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). 

O presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Cleberton Almeida de Oliveira, fez a abertura da Conferência, que contou com apresentações do Batalhão São José, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Rosário do Catete, e da Banda de Música Nossa Senhora do Rosário, sob a regência do Maestro Edno Gomes. Após a leitura do regimento, o vice-presidente do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas), Valdiosmar Vieira Santos, falou sobre o SUAS e a importância das conferências.

A secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Verônica Menezes, agradeceu a participação dos usuários dos serviços do SUAS, representantes de entidades e do governo. “Diariamente atendemos pessoas que buscam apoio do Poder Público por meio dos serviços da pasta municipal. Um ponto importante, que deve ser destacado nesta conferência, é que neste instrumento público definimos as ações da política municipal de assistência social para os próximos dois anos”, afirmou a gestora.

O prefeito interino, Magno Viana Monteiro dos Santos, destacou que ações do governo municipal são pensadas, planejadas e executadas para atender à população. “O instrumento da conferência municipal abre espaços para vários setores da sociedade. Aqui debatemos sobre a importância da política de assistência social, que visa atender pessoas em situação de vulnerabilidade social”, pontuou.

Com o tema "Assistência Social: Direito do povo e dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir a proteção social”, a XI Conferência Municipal de Assistência Social é preparatória para a XIV Conferência Estadual de Assistência Social. A Conferência foi dividida em cinco eixos temáticos, onde os conferencistas apresentaram propostas para o Município, Estado e União. Ao final, foram escolhidos seis delegados titulares e seis delegados suplentes. A XI Conferência Municipal de Assistência Social foi dividida em cinco eixos temáticos, onde os conferencistas apresentaram propostas para o Município, Estado e União. Durante a sessão plenária final foram escolhidos seis delegados titulares e seis delegados suplentes para participar da XIV Conferência Estadual de Assistência Social. 

O vereador Rosivaldo dos Santos (Dunga); os secretários municipais Maura Cecília (Cultura e Turismo), Elton Lima (Educação) e Neto Leão (Juventude e Esporte); a vice-presidente do CMAS, Márcia Gomes e demais integrantes da sociedade civil também prestigiaram a conferência municipal.

Por Keizer Santos
Fotos: Paulo César Moura
Prefeitura de Rosário do Catete




Postar um comentário

0 Comentários