Iran Barbosa critica Bolsonaro por desrespeito à Paulo Freire


O deputado Iran Barbosa (PT) lembrou que a Constituição Federal impede que as pessoas sejam discriminadas políticas e ideológicas, como garantia da democracia para que se tenha a convivência das opiniões diferentes. “Contudo, estamos assistindo a um ataque oficial, patrocinado pelo presidente da República deste país a uma figura que além de ser o patrono da educação brasileira e da educação sergipana,  e é respeitada mundialmente que é Paulo Freire”, diz.

Segundo o parlamentar, quem entende um pouquinho de educação, tem em Paulo Freire uma grande referência. “E Paulo Freire foi escolhido para ser atacado de forma vil, de forma suja por esse governo que aí está. O presidente da República abre mão inclusive dos ritos e dos protocolos do cargo que ocupa para chamar a figura de Paulo Freire de energúmeno, aliás eu nem sei se ele com o nível de intelectualidade que ele tem, sabe o alcance dessa palavra. Eu quero rechaçar esse tratamento e essa forma desrespeitosa, acusando Paulo Freire de ser de esquerda e comunista”, critica.

Iran disse ainda que chamar o patrono da educação de energúmeno expressa uma agressão não só aos brasileiros, mas internacional. “Paulo Freire é estudado em universidades pelo mundo à fora, é referência não só de pesquisa,mas para práticas pedagógicas pelo mundo à fora, tem estátua homenageando ele na Suécia; é nome de centro de estudo na Finlândia e é inspiração para cientistas em vários países do mundo. Sua obra é das mais lidas no mundo, só quem nunca leu nem a orelha de um livro de Paulo Freire é que pode referir-se a ele da forma desrespeitosa como faz o atual presidente da República. Talvez esse cheiro do povo, que está muito vinculado à Paulo Freire, é que incomoda demais o atual starf presidencial, porque embora eles não tenham raízes na elite brasileira, são daqueles que repudiam o cheiro do povo”, entende.

Por Aldaci de Souza, da Alese
Foto: Jadílson Simões

Postar um comentário

0 Comentários